segunda-feira, 16 de abril de 2012

ABRIL

Livro: "Fadinha Lótus I - a procura"

Novo ano, novo escritor. Desta vez tivemos na nossa escola a escritora Cristina Maya Caetano que nos contou a história do seu livro - "Fadinha Lótus- a procura", com fantoches dos personagens da história.
Apesar de já o termos lido, trabalhado, feito as respetivas fichas de leitura e painel ao longo da semana anterior, ficámos de olhos bem abertos e deliciados a ouvi-la.

                                      Painel: Lago Amoroso





                                       
 Fichas de leitura recolhidas em forma de livro.








A autora do livro,Cristina Maya Caetano, apresenta-o aos alunos.
























                                
 
Hoje, dia 16 de abril 2012, veio à EB1 de Orjais a escritora Cristina Maya Caetano que apresentou o seu livro «A Fadinha Lótus I - A procura» com teatro. Estavam presentes os meninos do J.I. de Orjais e os alunos da EB1 de Vale Formoso que foram convidados para participar nesta atividade. De seguida, os alunos fizeram perguntas à escritora às quais ela respondeu com simpatia. A escritora também nos disse que gostou muito dos nossos trabalhos que estavam expostos na sala.
As professoras trouxeram um bolo com a imagem da capa da Fadinha Lótus que a Junta de Freguesia ofereceu para todos os alunos. Estava delicioso!
No final, a autora autografou o livro a todos os alunos que o compraram.
Esta atividade foi o máximo! No próximo ano gostaríamos que a autora nos apresentasse o segundo livro da coleção que se intitula «Fadinha Lótus II – O Mestre». 

2ºA


Uma tarde com Cristina Maya Caetano

    Como os livros são nossos companheiros de carteira, mais uma vez tivemos o prazer de receber na nossa escola alguém que faz magia com as palavras, a escritora do livro “Fadinha Lótus - a procura”, Cristina Maya Caetano.
    Anteriormente, e como preparação desta atividade, lemos o livro, trabalhámo-lo fazendo fichas de leitura e um belo painel sobre “Lago Amoroso”
    Assim, ontem, dia dezasseis, decorreu a apresentação do referido livro na qual a sua autora nos presenteou com um teatro de fantoches da história. Ficámos encantados!
    Seguidamente, houve um momento para colocarmos as nossas questões à autora, às quais respondeu com simpatia.
    Antes de se dar início à sessão de autógrafos, deliciámo-nos com um bolo de chocolate que estava decorado com a imagem da capa do livro. Foi de comer e chorar por mais!!
    A apresentação prosseguiu com a sessão de autógrafos do livro que cada um comprou. Adorámos as dedicatórias que a autora escreveu!
    De entre as diversas questões colocadas por nós, alunos do Jardim de Infância e EB1 de Orjais e de Vale Formoso (nossos convidados), destacamos algumas das respostas dadas com grande simpatia pela autora. Assim disse-nos que:
    Sempre gostou muito de escrever, tendo começado a faze-lo com treze anos, e que o seu primeiro livro escreveu-o aos trinta e sete, altura em que decidiu mudar de profissão e passar a ser unicamente escritora e ilustradora.
    Escreve livros para crianças, crónicas, poesias e romances.
    Em criança gostava de ler banda desenhada e que atualmente gosta de ler livros de fadas, espirituais e romances.
    Gosta tanto de escrever como ilustrar pois, para ela, o pincel e a caneta andam sempre juntos e não consegue separar as duas coisas.
    Escreveu sobre a flor de Lótus porque é a sua flor preferida e porque simboliza a virtude, a pureza e o amor. Sobre a magia porque hoje o mundo está a precisar de muita magia e, quando se está a ler o livro, esquecem-se os problemas que nos rodeiam. As cores fortes devem-se às suas recordações de infância em Moçambique, com os seus cheiros e cores. Utiliza telas, tintas a óleo, muito amor e imaginação nas suas ilustrações.
    O sonho que sempre teve foi ser feliz e teve de lutar muito para o ser. Neste momento é feliz porque faz o que gosta.
    Depois de uma tarde bem passada na companhia de uma escritora tão simpática e agradável, ficámos a gostar ainda mais de ler e da magia que cada livro contém dentro de si.

Texto coletivo
Turma B



Descobre na sopa de letras algumas palavras relacionadas com o livro.
 


IDA AO "HOSPITAL DO FAZ DE CONTA"

Hoje, dia 23 de abril, eu fui ao "Hospital do Faz de Conta" que se fica na Faculdade de Medicina da Covilhã, com o meu ursinho. O médico disse que ele precisava de muitos miminhos, de pensos, de uma injeção e de fazer um raio X.
De seguida, eu e os meus colegas fomos ao bloco operatório tratar do Diogo que caiu e espetou um pau na barriga. Depois da operação fomos jogar um jogo sobre o nosso corpo e, de seguida, fomos comer. Antes de regressarmos à nosso escola de autocarro deram-nos uma pequena surpresa. Foi uma tarde divertida.

Cristiano
2ºA 









3 comentários:

  1. O teatro de fantoches da história "Fadinha Lótus - a procura" que a escritora Cristina Maya Caetano nos mostrou foi fantástico! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as atividades que realizámos esta semana. A escritora Cristina Maya Caetano presenteou-nos com uma bela surpresa: entrando na sala com uma música, começou logo a contar a história com fantoches, o que me encantou!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma actividade de louvar. Parabéns. Continuem...

    ResponderExcluir